Kelly Slater

Kelly Slater
Clique na foto e veja o inacreditável

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A História de Landim









Orago - Santa Maria/ Nossa Senhora da Assunção Área - 4,6 Km2      
Ordenação heráldica do brasão e bandeiraPublicada no Diário da República, III Série de 09/03/2001
Brasão de Armas:

Brasão: Escudo de vermelho, mosteiro de prata lavrado e realçado de negro, entre dois cachos de uvas em chefe de uma roda de azenha em ponta, tudo de ouro; pé ondado de preta e azul, de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “LANDIM”.


Memoria Descritiva e Justificativa dos Símbolos Heráldicos:

Roda de Azenha: Representa a abundância da água nestas terras, propícia ao cultivo dos seus vinhos e a toda a agricultura.
Burelas Ondeadas: Representa o rio que atravessa a freguesia, o Rio Pele, e o Rio Ave que delimitava a antiga “Vila Nandini”.
Cachos de Uvas: Simbolizam a cultura do vinho verde, que nesta freguesia está e sempre esteve implantada. Mosteiro: Representa o antiquíssimo Mosteiro de Landim, fundado para nele se instalarem os Cónegos Regrantes de São Agostinho.

História de Landim

Origem dos Landins

Na região do “Braga”, no norte de Portugal, tem um distrito na região sudoeste, chamado “Vila Nova de Famalicão”, que foi sede administrativa, judicial e social da importante terra de Vermoin. Sua história remonta aos anos de 1205, povoado inicialmente por D. Sancho I. Com a criação do novo conselho de Vila Nova de Famalicão, o Castelo de Vermoim perde sua importância e Famalicão torna-se um lugar de grande relevo no julgado de Vermoim. Em 1841, por cedência de Da. Maria II, Famalicão é elevado a vila. Em 1850 torna-se mais importante com a abertura da estrada Porto/Braga, e apenas em 1985 Famalicão torna-se cidade. Nesta cidade de Vila Nova do Famalicão tem uma freguesia (bairro) chamada “Landim”. Nesta freguesia tem o Mosteiro de Santa Maria de Landim, cuja fundação se atribui a antes do séc. X. À volta do Mosteiro de Landim contam-se estórias de santos, milagres e aparições. Assim aconteceu com D. Pedro Garcia, falecido em 1198 e ali sepultado. Em 1548, D. Antônio da Silva circulava pelos claustros do mosteiro e, a certa hora, sentiu suave cheiro. Mandou abrir a sepultura em que saiu maior fragrância e encontrou o corpo de quatrocentos anos incorrupto, todo inteiro. “Landim” conheceu nesse dia o seu primeiro Santo.O mais antigo Landim que se conhece chamava-se “Estevão Anes de Landim”, que era donatário das terras de Candeias e Mecansos, em Santa Maria de Oliveira, por carta de D. Fernando, em 1373. Seu filho “João de Landim”, foi vassalo de D. João I, casou-se com Da. Maria de Vasconcelos, que era filha de Men de Oliveira com Da. Joana Garcia. Este João de Landim, que deu origem a todos os outros Landins que se conhece, foi sepultado à porta da Igreja de Santiago de Estremoz.

Resenha Histórica:

Quando se fala em Landim há um não sei quê de balsamo que nos enebria a alma. A fonte deste prazer advém dos encantos e da beleza românica que o augusto Mosteiro transmite oferece aos seus habitantes e visitantes. De facto, trata-se de um dos exemplares mais emblemáticos do estilo românico da região Entre-Douro e Minho.
Respeitado com carinho e admiração, este notável legado histórico do século XI, tem sido, desde há muito tempo o principal ponto de atracção turística da localidade. Fundado pelo conde D. Rodrigo Forjaz da Transtâmara, filho do conde D. Forjaz Vermui, um dos companheiros do conde D. Henrique, foi reedificado por D. Miguel da Silva, casa dos Silvas da de Portalegre, bispo de Viseu e cardeal de Roma. A sua igreja venera a imagem de Nossa Senhora de Landim, outrora denominada por Nossa Senhora de Basta. Mas o peso da História passa, também, pela Irmandade de Senhor das Santas Chagas, instituída pelos próprios Landinenses em 1570, com o intuito de acompanhar o Homem em toda a sua dimensão humana. Na realidade, ainda hoje, há freguesia que nutrem um amor inefável por esta confraria… As várias capelas que a freguesia possui, para além de varias alminhas em Ponte, Burgo, Boavista e S. Brás, e das inúmeras heranças românicas, remetem para um passado longínquo, mas historicamente valioso…


Fonte : http://descendentesquincovasques.blogspot.com/search/label/Nossas%20Raizeshttp://www.youtube.com/watch?v=HnBa8cTi7Bk
E um problema sério!  Tem uma outra versão na história da família:




32 comentários:

Quimisterios disse...

Saudações Marcelo, também pertenço a esta nobre família, estou pesquisando a história da origem de nossa família, inclusive o blog www.descendentesquincovasques.blogspot.com.br fui eu quem criei. Realmente a história da família LAndim tem duas versões, eu gostaria de saber qual é a verdadeira. Vi no seu blog imagens de um Brasão da Família retirados do Livro Armorial Lusitano, estou a procura deste Brasão e deste Livro. Você sabe me dizer como posso encontrá-lo? Abraço

Quimisterios disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Ferreira de Landim disse...

Eu postei,primo. Está copiado em preto e branco. Tem um felino.

Unknown disse...

Minha vó materna era landim ,não sei se dá mesma família gostaria muito de saber

Unknown disse...

Minha vó materna era landim ,não sei se dá mesma família gostaria muito de saber

Unknown disse...

Eu conheço este livro " Armorial Lusitano", e inclusive tenho estive com ele nas mãos e até tirei uma cópia da página referente ao brasão e armas dos Landins quando encomendei um brasão em couro feito por uma senhora idosa, artista plástica estudiosa de heráldica na cidade de Nova Friburgo na costa norte do RJ. Meu avô era João de Souza Landim, casado com Iracema de Melo Franco, de Paracatu onde também nasci em 23/04/1951, dia de São Jorge. Moro desde 1954 em Goiânia e sou médico.

Antes e depois do altar disse...

Algum Landim de Minas Gerais?

Marina disse...

https://araposadachapada.blogspot.com/2018/08/pioneiros-do-arraial-do-ouro-25-sousa.html

Neste blog é possível conhecer um pouco da história dos Landim, pioneiros em Paracatu - Minas Gerais.

Marina disse...

https://araposadachapada.blogspot.com/2018/08/pioneiros-do-arraial-do-ouro-25-sousa.html

Os Landim e os Melo Franco em Paracatu-MG.

Unknown disse...

Minha bisavô era landim de paracatu era casada com Henrique dos reis calçado o nome dela era cantilha

Anônimo disse...

Olá! Minha família também é Landim. "Paz Landim". Origem do Piaui. Meu avô Felipe Paz Landim veio das bandas do Piauí para o Maranhão. Possivelmente da região de São Raimundo Nonato - PI. No Piaui tem uma cidade com o nome Paz Landim. Sou do Maranhão. Meu avê materno era Antonio Paz Landim da Silva. Pedro Pascoal

Unknown disse...

Nunca tinha visto falar dessa família Paz Landim. No Piauí tem uma cidade com o nome de Paes Landim, e este é um ramo dos Landins que vieram de Portugal. Outros Landins se estabeleceram em São Paulo e outros em Minas, principalmente Paracatu onde tem até uma Rua do Landim. Quem tiver interesse na origem dos Landins de Ibitinga, a cidade dos bordados, veja no site: http://www.segundocartorio.com.br/sobre-ibitinga/historia
Curioso é que na bandeira de Ibitinga, parte de baixo, está colocado o brasão dos Landins, como uma bela homenagem ao doadore das terras que deram início a cidade, Miguel Landim.
http://www.segundocartorio.com.br/sobre-ibitinga/simbolos-municipais
Eu pertenço aos Landins, a maioria "Souza Landim", que foram para Paracatu-MG, onde eu nasci e que teve a união com a família Melo Franco da minha avó, que por desavenças familiares, meu avô não perpetuou o sobrenome Melo Franco aos filhos, mantendo o dele Souza Landim apenas.

Unknown disse...

Minha avó era landim, sei que ela tem vários parentes em São Paulo, mas não sei a região, pois não tive muito contato com a família Landim. Gostaria muito de saber se todos os landim no Brasil fazem parte da mesma árvore genealógica?

Thiago Landim disse...

Família Landim de Patos de Minas...
Thiago Wesley Landim.

Sandra Maria Landim Fagundes Netto disse...

Eu sou da família Landim do sul de Minas Gerais - Bom Jardim de Minas. Meu nome é Sandra Maria Landim Fagundes Netto, sendo Fagundes Netto do meu marido.

Sandra Maria Landim Fagundes Netto disse...

O nome de meu pai (já falecido) é José Rodrigues Landim e o de meu avô João Rodrigues Landim, todos nascidos e criados em Bom Jardim de Minas - MG.

Unknown disse...

Olá Boa noite, estou querendo descobrir quem e minha bisavó e minha família por parte da minha avó, apenas sei que o nome dela é Cirila Paz Landim e é do Maranhão da cidade (Barra do cordo) mais acho que não é mais esse nome.

Unknown disse...

Boa noite, você sabe me dizer se na sua família tinha alguém chamado Cirila Paz Landim ou MARIA do Carmo Paz Landrim?

Unknown disse...

Olá , sou Nilo Landim filho de Lourenço Paes Landim e neto de Maria Rosa Landim , moro em São Paulo na região metropolitana e nossos parentes landins moram no Itaim Paulista , nasci em 1966 na capital , toda a geração do meu pai e tios são paulistanos , porém nossos tios e avós são de Raimundo Nonato Piauí .Há informações de que os Landim eram senhores de engenho no período Colonial em Pernambuco , de lá se espalharam .Existe Landim na cidade de Liberdade Minas , aqui em sampa boa parte está no Itaim Paulista, mas já se espalharam para a região metropolitana , eu estou em Poá , outros em Ferraz de Vasconcelos .

Unknown disse...

Oi!
Meu sobrenome é Landrim (uma variação do Landim).
O meu bisa veio do Piauí para o Maranhão.
Talvez, o meu bisa e seu avô são parentes.
Gostaria de entrar em contato com você.

Unknown disse...

Oi!
Sou do Maranhão e o sobrenome da minha família é Landrim( uma variação do Landim).
Como podemos entrar em contato?
Gostaria muito de saber mais sua história. Pois, tenho muita curiosidade sobre a origem desse sobrenome.

Unknown disse...

Oi!
Sou do Maranhão e o sobrenome da minha família é Landrim(uma variação do Landim). O meu bisa (Bejamim Landrim) migrou do Piauí para o Maranhão. Temos isso em comum.
podemos entrar em contato?
Gostaria muito de saber mais sua história. Pois, tenho muita curiosidade sobre a origem desse sobrenome.
Vivo em sampa tbm.

Unknown disse...

Oi gente!
Meu sobrenome é Landrim. Creio que é uma variação do Landim.
Herdei este sobrenome do meu bisa, que saiu do Piauí para o Maranhão.
Eu tenho muita curiosidade para saber mais sobre a história por trás desse nome e etc.
Ele se chamava Bejamim Landrim e tinha os olhos azuis bem claros.
Se sua história tiver algo em comum com a minha. Por favor, me mande um email. Gostaria muito de ouvir sua história. Talvez, podemos descobrir mais juntos.
Meu email É:
Landiasmin@gmail.com

Maria de Fátima da costa Araújo disse...

Fui casada com francisco saraiva landim tenho 5 filhos Francivalber landi e franciclei Alessandra marcos e paulo landin

Anônimo disse...

A minha mãe se chama Neuza Paes Landim, filha de Guilherme Paes Landim, origem do Piauí, minha mãe diz que meu avô veio da região de São Raimundo Nonato no Piauí, minha mãe também dizia que lá tinha uma cidade chamada pães landim. Sou do estado do Mato Grosso.

Marcelo Ribeiro disse...

Sou paranaense neto de Bibiano Paes Landim nascido em 1916 registrado em São Raimundo Nonato -PI, meu avô é filho de Jerônimo Paes Landim e Maria José de Paes, desejo saber mais sobre a ancestralidade da família, estou montando a nossa árvore genealógica. A quem possa ajudar-me com informações sobre quem foram os antepassados nossos, agradeço muito! Algumas vezes em vida meu avô contava histórias sobre ele, dizia de seu avô ou bisavô não sei que tinha cargo militar e ganhou do governo por conta de uma guerra, uma fazenda onde está localizada hoje o Parque Nacional Serra da Capivara, ele falava nas pinturas e na pedra furada.

Anônimo disse...

meu avô se chamava pedro moreira landim, filho de firmino moreira landim e vicenza moreira landim, vieram de portugal, ficaram pela paraíba, pelo ouro branco - ce e meu avô em icó ceará, busco informações sobre o meu avô que já está falecido meu e-mail de contato @anylandim@gmail.com

Anônimo disse...

O pai do meu avô se chamava Antônio Alves Landim, eu me chamo Matheus Landim, 62992666021

Anônimo disse...

Também moro em Goiânia peguei o landim do meu avô chama no zap 62992666021

Anônimo disse...

Me chamo Matheus Landim,
Meu avô domingos Landim ,
Eo pai do meu avô, Antônio Alves Landim, depois que o pai dele morreu ele ficou sendo criado por outras pessoa , des de então perdemos contato com os resto dos Landim e ficamos perdidos em Goiânia kkk, meu zap pra acha os parentes—> 62992666021

Anônimo disse...

Meu vô se chamava Antônio Alves landim era de São Paulo

Anônimo disse...

Boa tarde a todos os Landins ! Moro em fortaleza CE , porém minha família é do cariri cearense . Muito me interessa conhecimentos sobre nossa família .. F: 85 991211856